Ajuda na horta orgânica

18022018
Share Button
Flores que ajudam (muito) na sua horta orgânica

Atualmente, muitas pessoas têm feito hortas em suas casas. Esse fato deve-se às incertezas que rodam as plantações. Mas para ter sua horta você precisa saber quais flores que você precisa ter na sua horta e o porquê.

Algumas pessoas não confiam em produtos de determinadas fazendas e duvidam se o alimento leva ou não agrotóxico. Apesar da fiscalização e dos produtores dizerem que não utilizam, é difícil de acreditar.

Sabemos o quanto os agrotóxicos fazem mal à saúde e também ao meio ambiente. Dessa forma, aos poucos, foram surgindo as hortas caseiras e você precisa saber quais flores que você precisa ter na sua horta para que ela prospere.

As pessoas, então, passaram a procurar formas de cuidarem de suas hortas sem o uso de agrotóxicos.

Com esse intuito, o pessoal do Somos Verdes preparou uma lista com 12 flores que você precisa ter na sua horta.

1 – Calêndula

flores que você precisa ter na sua horta

A calêndula é uma flor belíssima e muito conhecida pelas suas propriedades medicinais e é uma das flores que você precisa ter na sua horta. Essa flor é utilizada na fabricação de pomadas e cremes para cicatrização de ferimentos e também de anti inflamatórios.

Ela também é comestível. Suas pétalas podem ser utilizadas em saladas, tortas, sobremesas, receitas de bolos, biscoitos, pães, entre outros. Todavia, o ponto mais importante para se ter essa flor na sua horta é sua propriedade de repelir pragas como afídeos (pulgões) e insetos sugadores. Ela, também, ajuda a combater nematoides do solo.

A calêndula gosta de solos bem drenados e de sol.

2 – Camomila

A camomila é uma planta medicinal. Além disso, ela atrai moscas que devoram os pulgões. Ela também repele insetos como ácaros.

A camomila pode ser plantada perto da couve, por exemplo, como uma forma de realçar o seu sabor. Ela também ajuda no restabelecimento de plantas fracas, além de seu chá ser eficiente para muitas doenças nas plantas.

3 – Capuchinha

A capuchinha é uma das flores comestíveis mais versáteis, pois suas flores, folhas e sementes podem ser utilizadas em pratos. Essa flor também pode ser usada para decoração. Cultivá-la é muito fácil, sendo comum encontrá-la em terrenos abandonados.

A capuchinha é muito versátil, pois floresce em quase todo o ano. Além de atraírem polinizadores e inimigos naturais das pragas como afídeos (piolhos) e nematoides. Também servem como barreira, pois atraem as borboletas para si e dessa forma as couves não são devoradas.

4 – Catinga-de-mulata

A catinga-de-mulata é também conhecida como cheiro-de-mulata, tanaceto, atanásia ou erva-de-São-Marcos. Essa flor possui aroma forte e por isso repele os insetos voadores da sua horta.

Ela pode ser plantada em toda horta e ainda é utilizada para fazer água de cheiro.

5 – Crisântemos

O crisântemo possui diversas cores. Ele é um repelente natural de insetos como mosquitos, percevejos, pulgas e carrapatos.

Além disso, suas flores são comestíveis.

6 – Flor-de-mel

A flor-de-Mel ajuda no controle da sua horta, pois ela atrai os sirfídeos (mosca das flores) que são grandes predadores dos pulgões, cochonilhas e tripes. Os sirfídeos são melhores do que as joaninhas para encontrar e devorar os pulgões.

A flor-de-mel é perfumada e atraem abelhas para fazerem a polinização, além de possuírem flores comestíveis.

7 – Gerânios

O gerânio é uma flor que ajuda como repelente de moscas e mosquitos. Ao plantar na sua horta, plante-os como companheiros das hortaliças, pois eles irão repelir vermes de repolho, cicadelídeos e ácaros da aranha vermelha.

Você também pode plantar ao redor da horta como uma espécie de cerca. São plantas muito bonitas e possuem diversas cores. São também comestíveis.

8 – Gergelim

O gergelim atua como barreira contra formigas cortadeiras. Frequentemente as formigas são atraídas para essa planta e ao levarem ao formigueiro acabam destruindo o fungo do qual as formigas se alimentam.

9 – Girassol

O girassol é uma flor belíssima. Ele repete alguns insetos e atrai polinizadores. Também pode servir para atrair algumas pragas que irão preferir ele às hortaliças.

10 – Maravilha

Essa flor pode ser usada na prevenção de viroses em tomates e pimentões, sendo aplicada nas mudas. Esta flor também é muito conhecida como Mirabilis.

11 – Onze-horas

A onze-horas é uma flor comestível, medicinal e altamente nutritiva. Ela é rica em ômega 3 e ajuda a reter a umidade do solo.

Pode ser plantada ao redor do milho. A onze-horas atrai polinizadores, alimentando abelhas no inverno.

12 – Tagetes

Os tagetes são vulgarmente conhecidos como cravo-de-defunto, pois possuem odor forte e um pouco desagradável. Eles são repelentes naturais de muitos insetos prejudiciais ao cultivo de plantas e protegem contra os nematoides.

Os tagetes também ajudam na prevenção da broca no tomateiro, funciona como repelente da mosca-branca e é usado em receitas de defensivos naturais.

Fonte:Solam

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>